Painéis Solares na Decoração

Em busca de aliar estética a funcionalidade das placas solares, pesquisadores da Universidade de Michigan desenvolveram placas coloridas e semi-transparentes, como mais uma opção, do que acreditam ser a única fonte de energia a qual podemos confiar para sobrevivência no futuro.
Segundo o professor L. Jay Guo, o único lugar onde as placas pretas podem ficar é no telhado, pois não é algo que as pessoas queiram colocar em lugares visíveis das construções, o objetivo do projeto, segundo ele é expandir as possibilidades de uso das placas solares, como por exemplo janelas e laterais dos prédios: “Eu acho que isso oferece uma maneira muito diferente de utilizar a tecnologia solar ao invés de concentrá-la em uma área pequena. Nós achamos que podemos fazer painéis solares mais bonitos – qualquer cor que um designer quiser e podemos implantar amplamente estes painéis, até mesmo dentro de casa.”, diz.
Embora, segundo a explicação do próprio professor, essas placas coloridas sejam apenas um terço da eficiência das placas pretas devido a reflexão de parte da luz solar para que possamos enxergar as cores, é possível imaginar a utilização prática dessas placas no dia a dia, imagine por exemplo uma placa com a logo da sua empresa pendurada na lateral do prédio gerando energia para o mesmo. Ou uma casa com vitrais coloridos nas janelas, que na realidade estariam captando a luz solar. Enfim, se pararmos pra pensar as possibilidades são inúmeras, e muito ainda está por vir. O vídeo (em Inglês) da pesquisa da universidade você encontra no link abaixo:

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *